Uma prática bastante útil para aumentar a consciência é ouvir o silêncio. Quando ouver o silêncio, ouça-o. E continue ouvindo, tanto quanto puder. Você só consegue "ouvir o silêncio" quando sua mente está sem pensamentos (caso contrário, você "ouviria" seus pensamentos e não conseguiria perceber o silêncio).
Quando você percebe continuamente o silêncio, sem interrupção, você não pensa, mas está alerta. Qualquer pequeno ruído é percebido. Você está vivo, mas não faz barulho. Você fica presente, e o tempo pára.
Nesse momento, você percebe o erro do filósofo Descartes quando afirmou "Penso, logo existo". Descartes associou o pensamento à existência, porque o pensamento é algo contínuo, para quase todo ser humano. Com a prática de perceber o silêncio, você consegue interromper o fluxo de pensamentos. Você então descobre que pode existir, mesmo quando não está pensando. A prática desse exercício levará você a dominar sua mente. Você continuará sendo capaz de pensar normalmente, mas não será mais viciado em pensar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário