domingo, 25 de fevereiro de 2007

Consciência Não Condicionada e O Poder do Agora
Fonte:http://www.newtimes.org/issue/9911/99-11-power.html
Minha tradução:
Um diálogo entre Eckhart Tolle e Mary O'Malley
Eckhart Tolle, um mestre espiritual de Vancouver, Canadá, é o autor de O Poder do Agora, uma jóia de clareza e insight que foi aclamada como "uma obra-prima espiritual de e para nossos tempos."
Mary O'Malley é uma conselheira e mestre espiritual de Kirkland, Washington, e autora de Belonging to Life: The Journey of Awakening. (Pertencendo à vida: A Jornada do Despertar)
Mary: Nós estamos vivendo no tempo mais incrível, um tempo onde mais e mais pessoas estão despertando novamente para a vida, para o campo do Ser que está disponível no momento presente. Neste novo despertar, nós estamos prontos para deixar de definir a nós mesmos a partir do pensamento e descobrir a nós mesmos como algo muito maior e mais amplo que isto.
Eckhart: Sim. Por muitos milhares de anos, nós temos vivido identificados com a mente condicionada, derivando dela um pequeno e realmente ilusório sentido de eu, um "pequeno eu" - sempre lutando, medroso, inquieto, em conflito consigo mesmo e com outros. Nós estamos agora abertos para o nosso estado natural de "eu", em unidade com o Ser - o vasto reino da consciência ou a própria inteligência universal, da qual a mente pensadora é apenas um pequeno aspecto. Este é o reino do silêncio interior, a partir de onde surgem todas as coisas que fazem a vida valer a pena ser vivida: criatividade, paz, vivacidade, alegria, amor.
Mary: Cada um de nós despertamos para o não-condicionada de diferentes maneiras. Sua experiência foi um despertar espontâneo. A minha foi um despertar inicial e então uma jornada de anos na qual eu tive que olhar e deixar a mente condicionada.
Eckhart: Para a maioria das pessoas, é um processo gradual, como o que você experimentou. Esta dimensão emerge dentro delas. Ela quer emergir. Para mim, aconteceu de repente, no meu 29º ano de vida. Eu estava no meio de uma depressão suicida, pensando em me matar. O pensamento "Eu não posso mais viver comigo mesmo" ficou se repetindo na minha cabeça. Então, de repente, eu fiquei consciente da estranheza daquele pensamento "Se 'eu' não posso viver 'comigo mesmo', deve haver dois de mim: o 'eu' e o 'eu mesmo' com o qual eu não consigo viver."Naquele momento, minha consciência removeu sua identificação com eu infeliz, profundamente condicionado e muito medroso. A retirada deve ter sido tão completa que este eu falso e sofrido desmoronou completamente, como se um pino tivesse sido retirado de um brinquedo inflável. O que restou foi minha verdadeira natureza como o sempre presente EU SOU: consciência em seu estado puro, antes da identificação com a forma. Eu acordei no dia seguinte em êxtase, que vem e que vai. Mas a corrente profunda de paz nunca me deixou desde então.
Mary: O que você vê como o maior obstáculo para conhecer a consciência não condicionada?
Eckhart: Não ser capaz de parar de pensar. Esta é uma aflição terrível, mas nós não percebemos isto porque quase todo mundo está sofrendo disso. Então, ela é considerada normal. Esse barulho mental incessante impede você de encontrar aquele reino de calma interior que é inseparável do Ser. Isto também cria um falso eu criado pela mente, que lança uma sombra de medo e sofrimento.
Mary: Para mim, a mente condicionada era cheia de medo. Eu realmente tentei consertá-la e me livrar dela. Isto apenas me fez ficar mais contraída e separada da vida. Foi só quando eu comecei a poder ver o pensamento que eu pude me tornar calma e novamente aberta à vida.
Eckhart: Abrir-se à vida implica que você não está mais interpretando o momento presente de forma alguma. Este é o estado de liberdade. Quando você pode permitir que este momento seja como é, sem precisar rotulá-lo, querer que ele seja diferente do que é, você se abre para o vasto poder que está escondido no momento presente. Ele sempre esteve lá, mas esteve encoberto. Esta conexão não tem nada a ver com as circunstãncias da sua vida naquele momento. De fato, para muitas pessoas isso acontece quando as circunstâncias externas são as chamadas "ruins". É o simples fato de que você permitiu que este momento seja.
Mary: No meu livro, eu entro em detalhes passionais sobre os sentidos, pois para mim eles são um portal de volta para o Ser. Conforme as pessoas deixam os negócios da vida e cultivam seus sentidos, elas despertam novamente para a pura alegria que está contida no agora.
Eckhart: Estar consciente dos seus sentidos é um portal para o momento presente, no estado de presença. O que isto implica é que naquele momento de consciência aguda, a mente se tornou quieta. Este é o estado de consciência que é livre de pensamentos, e que é a coisa mais preciosa que poderia acontecer a você. Algumas pessoas experimentam isso acidentalmente num momento de perigo, beleza, exaustão física. Nós agora percebemos que nós podemos escolher entrar nesse estado conscientemente.
Mary: No meu despertar, uma das coisas mais difíceis com as quais eu tive que lidar foram a abertura e fechamento, a lembrança e o esquecimento. Ao experimentar o estado do Ser e então assistir a mente condicionada transformar tudo em um problema novamente, eu senti angústia.
Eckhart: Os problemas estão enraizados na própria estrutura da mente condicionada. Para sobreviver e continuar no controle, a mente precisa de problemas. Ela nunca dirá isso abertamente. Ela dirá, "Eu quero me livrar dos problemas", mas isso sempre recria problemas. Uma maneira rápida, quando você observa os problemas surgirem, é perguntar "Qual é o problema neste momento?" Então fique muito alerta para a realidade deste momento e veja se o problema tem qualquer realidade agora mesmo.
Mary: E normalmente ele não tem! Agora eu posso observar minha mente lutadora com grande gentileza. Eu acho que a razão pela qual eu posso vê-la tão claramente é que meu coração está aberto a isso. Eu tenho tanta misericórdia por esta mente que tentou desesperadamente me manter "segura", até que eu me tornei consciente o bastante para descobrir que eu sou segura.
Eckhart: Reconhecer que nunca há um problema no momento presente é uma percepção revolucionária. Às vezes, isto é interpretado erroneamente pela mente. Ela diz que você está negando a realidade por não se focar nesses problemas. É claro que não é isso. Sempre haverá desafios na via. A capacidade de lidar com os desafios é muito maior quando a atenção está totalmente no agora, em vez de num estado de resistência. Você pode então perguntar, "Neste momento, há algo que eu posso fazer?" Se houver, então o fazer acontece; a ação é realizada.Ou talvez não haja nada que você possa fazer no momento, e este momento é aceito da maneira que é. Isso simplifica a vida enormemente. Desafios não podem mais se transformar em problemas, e o peso sai da sua vida.
Mary: Uma outra coisa que me ajudou imensamente no meu despertar é não resistir ao que está acontecendo.
Eckhart: dar boas vindas ao que quer que aconteça neste momento é a prática espiritual definitiva. Se você praticar somente essa única coisa, você não precisará lera mais nenhum livro ou aprender nenhuma outra técnica de meditação. Dar boas-vidas o que quer que surja neste momento, fora ou dentro de você, traz liberdade. A mente condicionada dirá para você não fazer isso, porque ela acredita que, através da resistência, ela se tornará livre. Mas o contrário é a verdade. Ao resistir, você se torna ainda mais paralisado. Quando voc~e não acredita mais no que a mente está dizendo, você percebe que a maneira mais rápida para a transformação acontecer é darboas vindas ao que é. Nesse momento, a vida é livre para fluir atravès de você. A mente condicionada não está mais obstruindo a vida.
Mary: Ao falar sobre cultivar o agora, é fácil pensar que nós estamos "desativando" a mente e sua crença no passado e no futuro. Mas não é isso. Ela (a mente) é uma linda ferramenta que é necessária para manobrarmos através da vida, mas para a maioria de nós, ela toma controle das nossas vidas.
Eckhart: É apenas a identificação de si mesmo com a mente que causa sofrimento. Quando isso acontece, a mente possui uma qualidade compulsiva. Quando isso se vai, então a mente é uma ferramenta maravilhosa que pode dar expressão ao que acontece nos níveis mais profundos. Na vida diária, você precisa do passado e do futuro, mas sua identidade não precisa vir deles. A ilusão é procurar identidade no passado, identificar-se com o passado como se fosse "eu". A outra ilusão é procurar satisfação no futuro: Eu preciso me tornar algo; tornar-me mais completo; um dia, eu chegarei lá. Mesmo a iluminação pode se tornar uma ilusão, se você procurá-la como algum estado futuro.Ao cultivar o agora, você ainda se lembra de coisas do passado, mas a busca de si mesmo não existe mais nessas lembranças. E você ainda usa o futuro para assuntos práticos. A ansiedade e o apego, que são uma receita para a não-realização, não estão mais lá.
Mary: Quanto mais eu cultivo o agora, mais alegria eu sinto. Meu corpo inteiro se torna radiante quando eu me torno mais suave e aberta de novo à vida.
Eckhart: Eu chamo o que você está experimentando de "corpo interior". Algumas pessoas o chamam de corpo leve. É um senso geral de vivacidade através de cada célula do corpo. O estado de presença não é um estado mental; todo o seu ser participa dele.
Mary: Quando eu ouvir você falar no último verão, eu parei de ouvir suas palavras, e me abri para este corpo leve.
Eckhart: Quando se fala a partir do silêncio, as palavras carregam uma transmissão de energia, uma vibração. É como se as palavras fossem secundárias. É a energia que vem das palavras - ou melhor, o silêncio entre as palavras - que é o maior ensinamento.
Mary: Você gostaria de nos deixar com um último pensamento?
Eckhart: As pessoas dizem que viver no agora é difícil. Mas o contrário é que é a verdade. O jeito normal é que é difícil, e não viver no agora. Dar boas-vindas ao agora é dar boas-vindas à própria vida, porque o agora é inseparável da vida. Então, não faça do agora um inimigo. Faça amizade com ele. Em outras palavras, aceite cada momento e o que quer que ele contenha, como se fosse uma escolha sua. Imediatamente, a vida começará a trabalhar para você, em vez de contra você. Então observe o milagre da vida se revelar.

Nenhum comentário: