O mundo nos diz que para sermos felizes, precisamos obter sucesso financeiro, subir na carreira, fazer amigos, ter bons contatos, ter uma boa casa, constituir uma família, fazer exercícios físicos, ler muitos livros, gozar de boa saúde, estudar em boas escolas, etc.
Todas essas coisas são importantes e nos trazem um certo grau de felicidade. Porém, nem sempre é possível ter essas coisas, ou nem sempre é possível ter todas essas coisas ao mesmo tempo, ou então podemos ter coisas e depois perdê-las, ou então podemos ter todas essas coisas e ainda assim perceber que não somos plenamente felizes, como acontece com muitas pessoas hoje em dia. Podemos ter todas essas coisas que o mundo diz que são necessárias para a felicidade, mas ainda assim experimentaremos infelicidade em muitos momentos de nossas vidas. Geralmente, estamos sempre esperando "a próxima coisa" para nos tornarmos plenamente felizes.
Porém, não existe nada que produza mais felicidade do que a compaixão. Se existe alguma habilidade que valha totalmente a pena adquirir nesta vida, se existe algum investimento rentável para ser feliz nesta vida, esse investimento é cultivar e expandir a compaixão pelas pessoas que estão à nossa volta. Esse não é o tipo de felicidade comum que conhecemos no dia-a-dia ao obter coisas. Essa felicidade não se restringe ao conceito limitado de "eu sou uma pessoa feliz". A compaixão, quando expandida, não só nos traz uma felicidade autêntica, como acaba contagiando as outras pessoas à nossa volta com paz e alegria.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário